quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

FSM marca jornada contra a exploração



A Federação Sindical Mundial anunciou, em Lisboa, que promoverá, a 1 de Abril de 2009, um «dia internacional de luta pelos direitos dos trabalhadores contra a exploração». Esta acção de dimensão mundial mereceu o apoio unânime dos participantes no seminário internacional sobre a globalização e os direitos dos trabalhadores, que teve lugar nos dias 15 e 16, na capital portuguesa, informou a comissão organizadora desta iniciativa, adiantando que as estruturas sindicais se comprometeram a organizar, naquela data, iniciativas nos seus países, particularmente em empresas e locais de trabalho.
O seminário da FSM foi organizado conjuntamente com a Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal, a Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro, e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, estruturas filiadas na CGTP-IN.
Em nota divulgada dia 17, os organizadores anunciaram ainda que no seminário participaram cerca de 150 dirigentes sindicais de 24 países dos cinco continentes, incluindo de dezenas de estruturas sindicais da CGTP-IN. Além de analisarem o actual contexto internacional, debateram e aprovaram linhas de acção sindical para fazer face à globalização neo-liberal e à actual crise e para defender os direitos e interesses dos trabalhadores.